Atendimento: Segunda à Sexta Feira: 08h às 20h30
Sábado: 08h às 12h

Doença Periodontal

Doença Periodontal

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A Doença Periodontal é a afecção mais comum da cavidade oral de cães, onde 85% de cães acima dos três anos de idade são acometidos. Inicia-se por acúmulo de bactérias na superfície dos dentes e progride até os tecidos de sustentação (gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal). O principal sinal clínico observado pelo responsável é a halitose. Dependendo do estágio, a doença periodontal pode gerar consequências locais e/ou sistêmicas, As alterações sistêmicas ocorrem devido à translocação das bactérias da cavidade oral até a corrente sanguínea, afetando órgãos vitais como rins, fígado, articulações, meninges, pulmões e até o coração.

O controle da placa se dá principalmente através da higienização diária (escovação) e profilaxias profissionais regulares. Os animais devem ser avaliados por um profissional veterinário preferencialmente em cada consulta de rotina, uma vez que a enfermidade é de evolução lenta e, caso não seja detectada, com o passar dos tempos, os danos poderão ser irreparáveis.

Mais Artigos

PROTOCOLO DE VACINAÇÃO

A vacinação de cães e gatos os protegem contra diversas doenças infecciosas, que podem causar alterações graves e até letalidade. A vacinação constitui um procedimento

Doença Periodontal

A Doença Periodontal é a afecção mais comum da cavidade oral de cães, onde 85% de cães acima dos três anos de idade são acometidos.

×