Atendimento: Segunda à Sexta Feira: 08h às 20h30
Sábado: 08h às 12h

PROTOCOLO DE VACINAÇÃO

A vacinação de cães e gatos os protegem contra diversas doenças infecciosas, que podem causar alterações graves e até letalidade. A vacinação constitui um procedimento seguro, eficaz, atua positivamente na qualidade de vida e longevidade dos animais de companhia, e ainda reflete no sucesso do controle de doenças potencialmente transmissíveis. Este documento oferece um resumo das principais doenças infecciosas passíveis de prevenção mediante a vacinação em pequenos animais e uma explicação do protocolo de vacinação implementado na rotina clínica.

PRINCIPAIS DOENÇAS INFECCIOSAS DO CÃO E DO GATO

1. Cinomose canina

É uma doença que afeta animais predominantemente jovens, entre 3 e 6 meses de vida, mas também pode afetar animais adultos e idosos. A disseminação do vírus ocorre através de gotículas de aerossol produzidas durante a tosse, bem como através do contato com secreções nasais e oculares, fezes e urina de animais infectados. O vírus possui capacidade de multiplicação no tecido linfoide, trato respiratório, corrente sanguínea, tecido epitelial e nervoso. Os sinais clínicos frequentemente associados à cinomose incluem: pneumonia, tosse, secreção ocular e nasal, diarreia, vômito, convulsão, paresias de membros e tremores musculares localizados (mioclonias, popularmente conhecidos como “tiques”). Os cães infectados podem apresentar apenas um ou mais sintomas, e uma vez desenvolvida a doença sistêmica grave, o tempo de sobrevida pode ser de apenas 10 dias.

• Hepatite Infecciosa canina

É provocada pelo adenovírus canino tipo 1 (CAV-1). Sua disseminação ocorre diretamente pelo contato com animais infectados ou indiretamente, pelo contato com recipientes de ração e comida compartilhados. O vírus se replica a nível do fígado e dos rins, causando sintomas como depressão, febre, vômito, diarreia, icterícia (pele amarela) corrimento nasal e ocular. O aspecto de “olho azul” é característico da hepatite canina, e ocorre pela deposição de imunocomplexos (associação de antígenos e anticorpos) nos olhos.

• Parvovirose canina

O parvovírus canino geralmente afeta cães com até 6 semanas de vida, mas pode também afetar cães adultos. A infecção ocorre pelo contato direto com as fezes de animais infectados, ou pelo contato indireto, através de sapatos vestuário ou outros materiais contaminados com as fezes. O vírus se multiplica no sistema gastrointestinal e provoca sintomas graves de inapetência, febre, vômito e diarreia, podendo levar à morte por desidratação de 1 a dias após o início dos sintomas.

• Leptospirose canina

É uma zoonose que pode acometer animais domésticos, silvestres e o ser humano. A infecção ocorre pelo contato da bactéria no ambiente por meio de água e alimentos contaminados com urina de ratos infectados. Os sinais clínicos dependem da idade e da imunidade do cão, mas frequentemente incluem febre, anorexia, vômito, desidratação, icterícia, e, em alguns casos, insuficiência renal e hepática.

• Traqueobronquite Infecciosa Canina ou “Tosse dos Canis”

É uma doença contagiosa que acomete o trato respiratório dos cães de qualquer idade. É uma doença multifatorial, isto é, vários agentes infecciosos estão relacionados à infecção, isoladamente ou em conjunto, sendo os mais comuns o vírus da Parainfluenza canina e a bactéria Bordetella bronchiseptica. A transmissão ocorre através de aerossóis em locais com uma grande aglomeração de cães, como canis, centros de treino ou exposições e abrigos para animais. Provoca episódios de tosse associados à dificuldade respiratória e secreção nasal e ocular.

• Giardíase canina

Giárdia é um protozoário que infecta cães e partir da ingestão de água e/ou alimentos contaminados com cistos oriundos das fezes de outro indivíduo infectado. Os sinais clínicos incluem quadros de diarreia intermitente, inapetência, dor abdominal e vômito.

PROTOCOLO DE VACINAÇÃO DE CÃES

• 6-8 semanas de vida: V10
  • 9-11 semanas de vida: V10 + GRIPE
  • 12-14 semanas de vida: V10 + GIÁRDIA
  • 16-17 semanas de vida: V10 + GIÁRDIA + ANTIRRÁBICA
  • Após esta última dose, revacinar todas anualmente (uma dose cada).

Mais Artigos

PROTOCOLO DE VACINAÇÃO

Doença Periodontal

A Doença Periodontal é a afecção mais comum da cavidade oral de cães, onde 85% de cães acima dos três anos de idade são acometidos.