Atendimento: Segunda à Sexta Feira: 08h às 20h30
Sábado: 08h às 12h

Começa a criação indoor para gatos e suas vantagens.

Por que manter o gato dentro de casa?

Esta é uma questão polêmica e sempre me perguntam por que o gato não pode ir à rua. Diversas são as causas de evitar que o gato saia para passear. Acredito que o principal motivo para manter os gatos indoor é a transmissão de doenças por contato direto.

Uma das doenças mais comuns transmitidas entre os gatos é a rinotraqueíte, causada pelo herpes vírus.Não é contagiosa para os humanos e nos gatos adultos não costuma causar grandes problemas, mas nos filhotes pode ser até fatal.

Com relação às viroses incuráveis e letais encontram-se o famoso trio PIF, FIV e FeLV. A PIF (peritonite infecciosa felina) e a FeLV (leucemia felina) são transmitidas por contato direto (lambedura, por exemplo). A FIV (imunodeficiência viral felina) é transmitida nas brigas (mordedura). Vale lembrar que, dessas três, aqui no Brasil temos vacina apenas contra leucemia.

Com relação à famosa toxoplasmose, os gatos de rua são os mais suscetíveis, pois mantém hábitos de caça (pombos, ratos, etc.) e essa doença sim pode contaminar o homem.

Permitindo que seu gato dê algumas voltinhas ele também está sujeito a ataques por cães, por outros gatos, atropelamento e envenenamento. Atualmente o gato é o animal que mais sofre maus-tratos por parte dos humanos (dados obtidos por peritos veterinários).

Gatos que têm acesso à rua caçam passarinhos. Os gatos já são considerados um perigo para a fauna, pois eles não caçam apenas para se alimentar. Você pode oferecer a melhor ração de qualidade, mas se ele tiver acesso à rua irá caçar boa parte do tempo.

Fontes: http://portalmedicinafelina.com.br/gato-dentro-de-casa/

Mais Artigos

PROTOCOLO DE VACINAÇÃO

A vacinação de cães e gatos os protegem contra diversas doenças infecciosas, que podem causar alterações graves e até letalidade. A vacinação constitui um procedimento

Doença Periodontal

A Doença Periodontal é a afecção mais comum da cavidade oral de cães, onde 85% de cães acima dos três anos de idade são acometidos.