Donos de cães devem sempre estar atentos a saúde dos seus animais, principalmente em épocas com maior propenção a enfermidades, como o inverno. O frio acaba levando ao surgimento de diversas doenças respiratórias e é preciso ficar atento se o cachorro não está com dificuldade para respirar.
Quando o cão apresenta uma inexplicável e súbita dificuldade em respirar e emite sons estranhos, como se estivesse engasgando, é comum o dono se assustar e não saber o que está acontecendo com o bichinho. Uma das possibilidades é que o episódio seja um espirro reverso.
O nome causa estranhamento, mas é exatamente isso que sugere: um espirro invertido. Ou seja, em vez de ser expelido, o ar é puxado para dentro do nariz.
O espasmo é comum em cães e pode acontecer com qualquer raça e de forma aleatória. Pode ser ocasionado por diferentes razões, como uma simples irritação, alergias, infecções e até por causa da mudança na temperatura.
Fontes: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/mundo-pet/noticia/2018/07/seu-cao-esta-com-dificuldade-de-respirar-ou-parece-que-esta-com-asfixia-entenda-o-que-e-o-espirro-reverso-cjpyjbk0g004ftncnbm3e5os3.html
https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2017-06-27/dificuldade-respirar.html